A importância do movimento LGBT (sobre a criação do Plural Coletivo LGBT PF)

por juliansd

Dias atrás ouvi de um tio: “Era muito melhor quando eles (gays) ficavam quietos na deles, não sei o que querem querendo aparecer agora”.

Este aparecer é muito mais importante do que alguns pensam. Realmente, é muito mais confortável quando um grupo que você não aprova fica escondido, não alterando ou “prejudicando” a rotina dos ditos “normais”. É preciso mostrar para esses tais que normais somos todos, humanos somos todos e todos merecem respeito de igual para igual.

Um movimento coloca força e forma numa situação dessas, demonstra seriedade e interesse de modificar este tipo de padrão que habita a maioria da cabeça das pessoas. A questão é que não temos como modificar bruscamente e por completo a cabeça de todos, anular anos e anos de crenças e modelos que foram engolidos e digeridos por toda uma vida. Equidade e “paz mundial” infelizmente não existem; o conflito está sempre presente no que se refere ao humano – seja nas relações interpessoais, ou mesmo na relação de alguém consigo próprio.

Com um grupo, torna-se possível encontrar espaços para que essas modificações aconteçam e reforcem a seriedade do significado deste “aparecer”.

Outro ponto é como podemos ajudar e o que isso significa, quem de fato no meio GLBT precisa de ajuda. Existem aqueles que vivem de bem com sua homossexualidade e não estão preocupados com movimentos GLBT, PLs e tudo mais. Mas existem aqueles que apanham, que são expulsos de casa, agredidos verbalmente, que optam por se prostituir por não ter outro caminho e tudo mais. O Movimento pode nos auxiliar a encontrar estes focos e deixar mais claro como devemos agir de forma mais prática e não apenas ficar na “briga pela briga”.

Fico realmente feliz com a criação deste Movimento, é válido que as pessoas “de fora” percebam que não estamos aqui de brincadeira e que não somos obrigados a aceitar situações de violência e desrespeito com a desculpa de que isto se trata de liberdade de expressão.

Link para Facebook Plural Coletivo LGBT PF